Matéria Completa

APRENDA A PESQUISAR JURISPRUDÊNCIA NA BIBLIOTECA DIGITAL DO TRT/RJ

Neste mês de maio, o jurisdicionado do TRT/RJ ganhou uma nova versão da Biblioteca Digital (BDTRT Rio). Implementada em 2008, a BDTRT Rio tem um novo leiaute, maiores recursos e novos conteúdos.

Uma das grandes vantagens da nova BDTRT Rio é a maior eficiência em pesquisa na coleção de jurisprudência, formada por acórdãos e súmulas, uma importante ferramenta para advogados, estudantes e demais operadores do Direito.


Depois de acessar a página da BDTRT Rio, aponte para "Jurisprudência" e clique em "Acórdãos"

Hoje, o jurisdicionado pode consultar acórdãos de 2006 a 2012, incluindo decisões impressas que foram digitalizadas. Aos poucos, a BDTRT Rio vai incorporar acórdãos mais antigos, que foram produzidos em papel e fazem parte do acervo do Tribunal.

COMO PESQUISAR ACÓRDÃOS

Para tirar o máximo proveito da ferramenta e obter melhores resultados na pesquisa da jurisprudência, siga as dicas a seguir:

  • Ao clicar na coleção ou subcomunidade desejada, por exemplo, Acórdãos, será exibida, à direita, uma tela de pesquisa com os campos mais importantes para cada conteúdo. É possível mandar exibir todos os itens de Acórdãos ordenados pela Data de Publicação ou pelo nome do relator:


Tela de pesquisa que é exibida ao clicar em "Acórdãos"

- Expressão entre aspas: poderão ser obtidos resultados mais precisos se a expressão buscada for digitada entre aspas. Ex: “dano moral”. Nesse caso, se a expressão exata não constar do item pesquisado, nenhum resultado será obtido;

- Pesquisa sem aspas: caso não se utilizem aspas, a pesquisa retornará os itens que contenham todas ou qualquer uma das palavras digitadas, ordenados por relevância, ou seja, primeiro os itens com maior grau de coincidência. Ex: dano moral > busca “dano” ou “moral”. Após realizada a pesquisa, será apresentada na tela opção de exibir os resultados por outra classificação, em ordem ascendente ou descendente. Se escolhida outra opção, a ordenação por relevância não será mantida;

- Se desejar localizar todos os termos em um documento, o usuário deverá digitá-los separados por um operador, “AND”, que deve estar em caixa alta. Ex: dano AND moral;

Importante: a pesquisa “dano moral” trará número diferente de resultados da pesquisa dano AND moral, porque enquanto a primeira busca pela expressão exata, a segunda traz os documentos que contenham todas as palavras, independente da posição em que se encontrem no texto.

Para acessar a Biblioteca Digital, clique no botão localizado no lado direito do Portal do TRT/RJ, e aproveite as dicas e desfrute de todo o conhecimento que a BDTRT Rio pode oferecer.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ
(21) 2380-6512/6815
aic@trt1.jus.br